segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ondas de Rádio Am e Fm

Em 1887, o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz descobriu os princípios básicos da emissão e da recepção de ondas de rádio.

No início, captava-se no receptor apenas um sinal contínuo. Somente depois de 1904, com o desenvolvimento da válvula termoiônica de Fleming, é que foi possível o início da transmissão vias ondas eletromagnéticas.

Para que essas ondas fossem portadoras de mensagens, elas deviam ser moduladas, isto é, deviam sofrer variações em suas amplitudes (AM) ou em suas frequências (FM).

As ondas de amplitude modulada (AM) são divididas em três faixas, pelos seus comprimentos de onda: ondas curtas (OC), ondas médias (OM) e ondas longas (OL). Devido ao longo alcance dessas ondas, elas são utilizadas por emissoras comerciais, nas comunicações entre aviões, por radioamadores, etc.

As ondas de frequência modulada (FM), embora tenham um alcance menor, podendo ser captadas apenas em um raio de pouco mais de 100 km da fonte emissora, apresentam melhor qualidade. Dessa forma, as ondas FM têm uma aplicação mais local, para pequenas distâncias. É por isso que, estando em São Paulo, você não pode captar no rádio emissoras de FM do Rio de Janeiro, enquanto algumas emissoras de AM podem ser captadas.

Num aparelho de televisão, uma faiza de ondas de FM é utilizada para levar sinais que se transformam em imagens e sons. Para cada emissora, há um conjunto de duas frequências próximas, uma transportando os sinais de imagem e a outra, os sinais de som. Alguns receptores de rádio têm sua banda de frequência ampliada, podendo "captar o som" de canais de TV.

http://www.fazendomatematica.com/2011/03/ondas-de-radio-am-e-fm-e-ondas-de-tv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário