terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ondas de Radios Am e Fm



        As ondas são avaliadas segundo o comprimento em que se expressam, dependendo esse comprimento do emissor em que se verifica a agitação.
        Fina vara tangendo as águas de um lago provocará ondas pequenas, ao passo que a tora de madeira, arrojada ao lençol líquido, traçará ondas maiores.
        Um contrabaixo lança-las-á muito longas.
        Um flautim desferi-las-á muito curtas.
        As ondas ou oscilações eletromagnéticas são sempre da mesma substância, diferenciando-se, porém, 
  • na pauta do seu comprimento ou distância que se segue do penacho ou crista de uma onda à crista da onda seguinte; 
  • em vibrações mais, ou menos rápidas, conforme as leis de ritmo em que se lhes identifica a frequência diversa.
        Que é, no entanto, uma onda?
        À falta de terminologia mais clara, diremos que uma onda é determinada forma de ressurreição da energia, por intermédio do elemento particular que a veicula ou estabelece.
        Partindo de semelhante princípio, entenderemos que a fonte primordial de qualquer irradiação é o átomo ou partes dele em agitação, despedindo raios ou ondas que se articulam, de acordo com as oscilações que emite.
[29 - página 22]  - André Luiz - 1959
Glossário de Física
  • Onda estacionária. A resultante de dois trens de onda, de mesmo comprimento de onda, freqüência e amplitude, deslocando-se em direções opostas através do mesmo meio.
  • Onda longitudinal. Uma onda na qual a partícula do meio de propagação vibra para a frente e para trás ao longo da trajetória seguida pela onda no meio.
  • Onda mecânica. Uma perturbação que se desloca através da matéria.
  • Ondas de rádio. Também chamadas ondas hertzianas. Radiações eletromagnéticas produzidas por inversões rápidas de corrente em um condutor.
  • Ondas eletromagnéticasOndas transversais no espaço, tendo uma componente elétrica e uma componente magnética, perpendiculares entre si e normais à direção de propagação.
  • Onda transversal. Uma onda em que as partículas do meio vibram em ângulo reto com a trajetória da onda no meio de propagação.

ONDA ELETROMAGNéTICA: onda constituída por um componente de campo elétrico e um componente de campo magnético.

A onda eletromagnética compreende uma ampla variedade de ondas
  • ondas sonoras,   (Ver em: Vibrações)
  • ondas de calor,   (Ver em: Luz e Calor)
  • ondas luminosas, 
  • ondas Hertzianas (conhecidas como ondas de radio freqüência e vulgarmente como ondas de radio), 
  • ondas de raios X 
  • e diversas outras ondas.

        As ondas curtas referem-se à parte do espectro eletromagnético que corresponde às freqüências compreendidas entre 3 e 30 MHz. Sua principal característica é a propagação a longas distâncias, tornando possíveis comunicações tais como 
  • emissões radiofônicas internacionais (international shortwave broadcasting), 
  • radioamadorismo (ham radio) 
  • e coordenação de viagens a longa distância por estações móveis marítimas.

Faixas de Rádio Frequência 
        Essas freqüências foram classificadas em faixas da seguinte forma:
  • Ondas Longas (LF): de 100.000 Hz a 500.000 Hz, propaga-se muito bem na água e razoavelmente no ar. Muito usadas em comunicações marítimas. Requer altíssima potência para se propagar através do ar.
  • Ondas Médias (OM): de 500.000 Hz a 1.700.000 Hz, propaga-se com facilidade no ar, usado na radiodifusão a média distância (até 1000 Km) e reflete-se nas camadas mais baixas da atmosfera, podendo conduzir os sinais de áudio com adequada resolução (música, locução, etc.).
  • Ondas Curtas (HF): de 1.700.000 Hz a 30.000.000 Hz, propaga-se muito bem com menor necessidade de potência (Amplitude), reflete sua propagação nas camadas mais altas da atmosfera, usados nas comunicações de longas distâncias, mas sua resolução de áudio é muito pequena, por isso é mais recomendado para veicular sinais de telégrafos ou locuções radiofônicas.
  • Ondas Muito Curtas (VHF): de 30.000.000 Hz até 300.000.000 Hz, propaga-se muito bem no ar e também no vácuo, mas raramente se reflete nas camadas atmosféricas, além de ter alta capacidade de definição de áudio e imagem, conveniente para transmissão de sons em alta-fidelidade e imagens de TV, mas sua capacidade de recepção se perde na curvatura da terra após 60 Km.
  • Ondas Ultra Curtas (UHF): de 300.000.000 Hz a l.000.000.000 Hz (1 Gigahertz), usadas nas comunicações de linkagens por possuírem um alto poder de definição e não precisarem de muita potência de propagação além de terem maior possibilidade de direcionamento.
COMO AS ONDAS CURTAS DIFEREM DA AM/FM?
        A transmissão AM (ondas médias), seguem a curvatura da Terra mas elas são rapidamente absorvidas, limitando a distância da transmissão. Os sinais FM só podem ser recebidos se o receptor dispor de uma antena. A qualidade desses sinais soa muito bons, mas a distância alcançada é extremamente limitada.
        As transmissões de ondas curtas não tem a mesma qualidade de som que as de AM/FM, porém, a área coberta pelas ondas curtas é bem maior. Uma nova tecnologia, as "ondas curtas digital", tem o potencial de melhorar a qualidade do som com a grande área coberta dos rádios de ondas curtas de hoje em dia.

OUTROS REINOS ONDULATóRIOS 
        Salientando-se no oceano da Vida Infinita, outros reinos ondulatórios se espraiam, ofertando novos campos de evolução ao Espírito, que a mente ajustada às peculiaridades do Planeta não consegue perceber.
        Sigamos através das oscilações mais curtas e seremos defrontados pelas ondas do infravermelho.
        Começam a luz e as cores visíveis ao olhar humano.
        As microondas, em manifestação ascendente, determinam nas fibras intraretinianas, segundo os potenciais elétricos que lhes são próprios, as imagens das sete cores fundamentais, fàcilmente descortináveis na luz branca que as sintetiza, por intermédio do prisma comum, criando igualmente efeitos psíquicos, em cada criatura, conforme os estados mentais que a identifiquem.
        Alteia-se a ordem das ondas e surgem, depois do vermelho, o alaranjado, o amarelo, o verde, o azul, o anilado e o violeta.
        No comprimento de onda em que se localiza o violeta, em 4/10.000 de milímetro, os olhos humanos cessam de enxergar; todavia, a série das oscilações continua em progressão constante e a chapa fotográfica, situada na vizinhança do espectro, revela a ação fotoquímica do ultravioleta e, ultrapassando-o, aparecem as ondas imensamente curtas dos raios_X, dos raios gama, dirigindo-se para os raios cósmicos, a cruzarem por todos os departamentos do Globo.
        Semelhantes notas oferecem ligeira idéia da transcendência das ondas nos reinos do Espírito, com base nas forças do pensamento.

Ondas de Radios Am e Fm

Onda
 As ondas podem ser classificadas como um movimento harmônico simples.
Uma onda em física
é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e 
periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela freqüência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pelavelocidade de propagação da onda.
Fisicamente uma onda é um pulso energético que se propaga
através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso). 
Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma 
onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso
das ondas eletromagnéticas
no vácuo ou dos neutrinos através da matéria onde as partículas do meio
oscilam à volta de um ponto médio, mas não se deslocam; exceto pela radiação eletromagnética, e provavelmente as ondas gravitacionais,
que podem se propagar através do vácuo, as ondas existem em um meio 
cuja deformação é capaz de produzir forças de restauração através das 
quais elas viajam e podem transferir energia de um lugar para outro sem 
que qualquer das particulas do meio seja deslocada permanentemente como 
acontece num imã; isto é, nenhuma massa transportada associada pode 
anular o efeito magnético. Em lugar disso, qualquer ponto particular 
oscila em volta de um ponto fixo.
Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direcção da 
propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direcção 
perpendicular à direcção de propagação da onda.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A diferenca entre Am e Fm

Em FM, o comprimento de onda é de alguns cm (FM utiiliza VHF e UHF, para transmitir) e, portanto, qualquer objeto com este tamanho é suficiente para refletir a onda. E, por outro lado, ela é bem penetrante e não se reflete bem, nas camadas da atmosfera. Vai se refletir nas camadas da ionosfera, que estão muito mais altas.

Já em AM, o comprimento é da ordem de metros. Portanto, ela usa muito bem as camadas atmosféricas, para se propagar, por reflexão.
FM, sem repetidoras, só tem alcance da linha do horizonte. (Por isso, normalmente, as antenas das estações de FM estão localizadas em morros).
AM não necessita de repetidoras e se propaga por saltos reflexivos, entre camadas atmosféricas e terra (ou, melhor ainda, mar)
O Am é de concepção bem mais antiga então a freqüência é mais baixa, isso faz com que o sinal que modula esta freqüência seja mais limitado nosso ouvido escuta sons de 20hz a 20 000hz +- o rádio am como a freqüência é baixa permite qua apenas sinais de 20 hetz até 5 000 hz modulem o sinal isso faz com que o som fique limitado a esta freqüência, no am a modulação(sinal com informação de audio) é enviado junto com a portadora( sinal fixo que tem a freqüência da estação) de forma que nos picos de audio a portadora aumenta de intensidade... digamos que a portadora tem 500w de potencia nos picos de audio ela vai a 750W. Assim qualquer interferencia(ráio, motor e até estática) que aumente o sinal da portadora irá sair no autofalante do seu rádio.

No Fm a modulação á feita através da mudança de freqüência do sinal transmitido e como a frquência é mais alta ela permite uma modulação de até 36khz+- conseguindo se transmitir dois canais de 16khz de banda de audio. assim a resposta de freqüência teórica do seu rádio fm é de 20hz até 16khz, assim você se você está escutando uma estação sintonizada em 100,3Mhz (milhões de hertz) quando temos um som agudo o sinal transmitido é de 100 336 000hz assim seu rádio entende subtrai os 100,3mhz e sobra os 36khz dividos nos 2 canais do estéreo....

Ondas de Rádio Am e Fm

Em 1887, o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz descobriu os princípios básicos da emissão e da recepção de ondas de rádio.

No início, captava-se no receptor apenas um sinal contínuo. Somente depois de 1904, com o desenvolvimento da válvula termoiônica de Fleming, é que foi possível o início da transmissão vias ondas eletromagnéticas.

Para que essas ondas fossem portadoras de mensagens, elas deviam ser moduladas, isto é, deviam sofrer variações em suas amplitudes (AM) ou em suas frequências (FM).

As ondas de amplitude modulada (AM) são divididas em três faixas, pelos seus comprimentos de onda: ondas curtas (OC), ondas médias (OM) e ondas longas (OL). Devido ao longo alcance dessas ondas, elas são utilizadas por emissoras comerciais, nas comunicações entre aviões, por radioamadores, etc.

As ondas de frequência modulada (FM), embora tenham um alcance menor, podendo ser captadas apenas em um raio de pouco mais de 100 km da fonte emissora, apresentam melhor qualidade. Dessa forma, as ondas FM têm uma aplicação mais local, para pequenas distâncias. É por isso que, estando em São Paulo, você não pode captar no rádio emissoras de FM do Rio de Janeiro, enquanto algumas emissoras de AM podem ser captadas.

Num aparelho de televisão, uma faiza de ondas de FM é utilizada para levar sinais que se transformam em imagens e sons. Para cada emissora, há um conjunto de duas frequências próximas, uma transportando os sinais de imagem e a outra, os sinais de som. Alguns receptores de rádio têm sua banda de frequência ampliada, podendo "captar o som" de canais de TV.

http://www.fazendomatematica.com/2011/03/ondas-de-radio-am-e-fm-e-ondas-de-tv.html